Como se dá a fabricação de vidro
A fabricação de vidro comum se dá pela mistura de matérias-primas naturais, sendo composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes, o que os diferenciam na composição e para a destinação que será submetido
A fabricação de vidro temperado se dá por uma maneira peculiar, pois é uma chapa de vidro comum submetida a altas temperaturas seguido por um resfriamento, produzindo um material cinco vezes mais resistente e rígido sem a perda da transparência e a cor, este processo chama-se têmpera.
Quando se rompe em qualquer ponto, toda a peça se quebra em pequenos fragmentos com o mínimo de arestas, conferindo maior segurança aos usuários. Por ser mais resistente, pode ser aplicado com o mínimo de perfis de sustentação, além de ser possível a fixação através de ferragens.
A reciclagem e a fabricação de vidro
A fabricação de vidro permite vantagens pois ele é cem por cento reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto. No processo de reciclagem os produtos devem ser separados por tipo e tons. As cores mais comuns são o âmbar (garrafas de cerveja e produtos químicos), o translúcido ou branco (compotas), verde (refrigerantes) e azul (vinho). Entre os principais tipos estão:
- Comuns;
- Temperados;
- Laminados;
- Insulados;
- Reflexivos;
- Blindados.
A fabricação de vidro também tem como base sustentável a reutilização das embalagens retornáveis, pois sofre um processo de esterilização podendo ser utilizado novamente, como exemplo as garrafas de bebidas. Todo este processo reduz os gastos energéticos pois a reutilização diminui a produção de novos materiais e redução da poluição com a fabricação.
Empresas responsáveis pela fabricação de vidro
A fabricação de vidro é um processo que exige conhecimento de todas as etapas e equipamentos de alta qualidade, modernos e com tecnologia de ponta, para que sejam produzidos materiais altamente resistentes e seguros e com garantia de que o usuário final estará usufruindo de um produto pensado e fabricado de acordo com as melhores práticas e seguindo as normas técnicas existentes.