Não se pode cortar vidro temperado
Para entender a dificuldade de cortar vidro temperado, é necessário saber que ele passa por um processo de transformação chamado têmpera. Através deste tratamento térmico, o vidro passa por uma brusca mudança de temperatura, em que ele é altamente aquecido e, logo depois, rapidamente esfriado. Isso gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, o que torna o material cinco vezes mais resistente do que era antes.
Quando se pensa em cortar vidro temperado, este processo não pode ser realizado. O temperado é essencialmente um item de segurança. Se houver a tentativa de cortá-lo, vai acabar quebrando em vários pequenos pedaços. A única exceção a isso é se ele for levado para um profissional que possa usar um laser para recortar, pois o processo de recozer, retalhar e retemperar envolve serviços dispendiosos e que não traz nenhuma vantagem.
Porque não cortar vidro temperado
Para se evitar todo o trabalho para cortar vidro temperado, em seus projetos, há que se solicitar exatamente no tamanho que irá se encaixar corretamente em seu projeto, com tudo que deve ter na peça que será produzida, como orifícios, parafusos, polimento das arestas e lapidação das bordas, obrigatoriamente devem ser feitos antes do processo da têmpera para não perder o material. O vidro temperado pode estar em diversos projetos, que são:
- Box banheiro;
- Fechamento de sacadas;
- Portas de saunas;
- Vitrines;
- Janelas.
O vidro temperado é o mais usado na construção civil, na indústria automotiva e também na decoração, portanto já é fabricado do tamanho que se fará necessário seu uso, não havendo a obrigação de se cortar vidro temperado, por isso há a necessidade dos projetos iniciais com extrema precisão para que a parte de vidraçaria fique em perfeita sintonia com os locais que serão instalados.
Pesquisa de vidros para evitar cortar vidro temperado
Para comprar vidros temperados no tamanho correto e ficar pensando como cortar vidro temperado, procure ter seu projeto analisado por empresas especializadas no segmento de vidraçaria de segurança e que possua corpo técnico e pessoal de instalação treinados e gabaritados, para que seu propósito saia de acordo com a projeção e evite despesas financeiras desnecessárias com processos alternativos.